Domine as técnicas da ABA para auxiliar pessoas com desenvolvimento neuroatípico

Dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, apontam que a atual prevalência de Transtorno do Espectro Autista é de 1 em cada 36 pessoas. Por isso, a formação para familiares e profissionais que atendem esse público, é fundamental!

Conteúdo

O que você vai aprender

Conceitos básicos da Análise do Comportamento

O que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição e extinção.

ABA e Transtornos do
Neurodesenvolvimento

Compreenda os principais transtornos e como a ABA pode ajudar.

Análise Funcional

A principal ferramenta da ABA para identificar e modificar comportamentos.

Operações Motivadoras

Aprenda a identificar e utilizar reforçadores para aumentar a efetividade dos seus atendimentos.

Ensinando Habilidades Básicas

Domine as técnicas para ensinar habilidades como atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré-acadêmicas.

Habilidades Sociais

Compreenda a importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano e aprenda a desenvolvê-las em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.

Professora

Com quem você vai aprender

Investimento do Curso Teórico-Prático

Estudante Unifeob

Outros Profissionais ou
estudantes de outras instituições

Informações

Tudo que você precisa saber

Onde e quando

Cronograma dos encontros

  • 1º Encontro: 25 de maio (sábado)
  • 2º Encontro: 08 de junho (sábado)
  • 3º Encontro: 29 de junho (sábado)
  • 4º Encontro: 06 de julho (sábado)
  • 5º Encontro: 13 de julho (sábado)

Das 8h às 12h

Unifeob – Campus Mantiqueira
(Av. Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439)

Introdução à Análise do Comportamento Aplicado e sua aplicabilidade

  • 08h – Início e contrato pedagógico do curso
  • 08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)
  • 10h – intervalo
  • 10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)
  • 11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do neurodesenvolvimento)
  • 12h – Finalização

Análise funcional e operações motivadoras: compreendendo a aplicabilidade

  • 08h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA
  • 9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)

  • 10h – intervalo
  • 10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).
  • 11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos
  • 12h – Finalização

Desenvolvimento de práticas para o ensino de habilidades inicias no TEA

  • 08h – As principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento
  • 9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.
  • 10h – Intervalo
  • 10h – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino
  • 11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.
  • 12h – Finalização

Promovendo o desenvolvimento de Habilidades Sociais

  • 08h –Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais
  • 8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano.
  • 10h – Intervalo
  • 10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.
  • 11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)
  • 12h – Finalizando

Intervenções precoces no TEA

  • 08h – O diagnóstico precoce e os principais sinais
  • 8h30 – Intervenções precoces – os passos principais para aplicabilidade
  • 10h – Intervalo
  • 10h15 – Intervenções precoces – passos principais para aplicabilidade
  • 11h – Praticando atividades em intervenção precoce (atividades práticas)
  • 12h – Finalizando

Cronograma dos encontros

Introdução à Análise do Comportamento Aplicado e sua aplicabilidade

  • 08h – Inicio e contrato pedagógico do curso
  • 08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)
  • 10h – intervalo
  • 10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)
  • 11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do neurodesenvolvimento)
  • 12h – Finalização

Análise funcional e operações motivadoras: compreendendo a aplicabilidade

  • 08h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA
  • 9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)

  • 10h – intervalo
  • 10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).
  • 11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos
  • 12h – Finalização

Desenvolvimento de práticas para o ensino de habilidades inicias no TEA

  • 08h – As principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento
  • 9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.
  • 10h – Intervalo
  • 10h – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino
  • 11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.
  • 12h – Finalização

Promovendo o desenvolvimento de Habilidades Sociais

  • 08h –Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais
  • 8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano.
  • 10h – Intervalo
  • 10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.
  • 11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)
  • 12h – Finalizando

Intervenções precoces no TEA

  • 08h – O diagnóstico precoce e os principais sinais
  • 8h30 – Intervenções precoces – os passos principais para aplicabilidade
  • 10h – Intervalo
  • 10h15 – Intervenções precoces – passos principais para aplicabilidade
  • 11h – Praticando atividades em intervenção precoce (atividades práticas)
  • 12h – Finalizando

19 0000-0000

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