Domine as técnicas da ABA para auxiliar pessoas com desenvolvimento neuroatípico

Dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, apontam que a atual prevalência de Transtorno do Espectro Autista é de 1 em cada 36 pessoas. Por isso, a formação para familiares e profissionais que atendem esse público, é fundamental!

Vagas limitadas!

Conteúdo

O que você vai aprender

Conceitos básicos da Análise do Comportamento

O que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição e extinção.

ABA e Transtornos do
Neurodesenvolvimento

Compreenda os principais transtornos e como a ABA pode ajudar.

Análise funcional

A principal ferramenta da ABA para identificar e modificar comportamentos.

Operações motivadoras

Aprenda a identificar e utilizar reforçadores para aumentar a efetividade dos seus atendimentos.

Ensinando habilidades básicas e a intervenção precoce

Domine as técnicas para ensinar habilidades como atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré-acadêmicas.

Promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais

Compreenda a importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano e aprenda a desenvolvê-las em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.

Professora

Com quem você vai aprender

Investimento do Curso Teórico-Prático

Estudante Unifeob

Outros Profissionais ou
estudantes de outras instituições

Informações

Tudo que você precisa saber

Onde e quando

Cronograma dos encontros

  • 1º Encontro: 12 de abril (sábado)
  • 2º Encontro: 26 de abril (sábado)
  • 3º Encontro: 10 de maio (sábado)
  • 4º Encontro: 24 de maio (sábado)

Das 8h às 12h

Unifeob – Campus Mantiqueira
(Av. Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439)

  • 08h – Início e contrato pedagógico do curso

  • 08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)

  • 10h – intervalo

  • 10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)

  • 11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do  neurodesenvolvimento)

  • 12h – Finalização

  • 8h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA

  • 9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).

  • 11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos

  • 12h – Finalização

  • 8h – Às principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento

  • 9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino

  • 11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.

  • 12h – Finalização

  • Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais

  • 8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano. 

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.

  • 11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)

  • 12h – Finalizando

Cronograma dos encontros

  • 08h – Início e contrato pedagógico do curso

  • 08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)

  • 10h – intervalo

  • 10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)

  • 11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do  neurodesenvolvimento)

  • 12h – Finalização

  • 8h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA

  • 9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).

  • 11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos

  • 12h – Finalização

  • 8h – Às principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento

  • 9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino

  • 11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.

  • 12h – Finalização

  • Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais

  • 8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano. 

  • 10h – Intervalo

  • 10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.

  • 11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)

  • 12h – Finalizando

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Jd. Nova São João | São João da Boa Vista/SP