Dados recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, apontam que a atual prevalência de Transtorno do Espectro Autista é de 1 em cada 36 pessoas. Por isso, a formação para familiares e profissionais que atendem esse público, é fundamental!
O que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição e extinção.
Compreenda os principais transtornos e como a ABA pode ajudar.
A principal ferramenta da ABA para identificar e modificar comportamentos.
Aprenda a identificar e utilizar reforçadores para aumentar a efetividade dos seus atendimentos.
Domine as técnicas para ensinar habilidades como atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré-acadêmicas.
Compreenda a importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano e aprenda a desenvolvê-las em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.
08h – Início e contrato pedagógico do curso
08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)
10h – intervalo
10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)
11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do neurodesenvolvimento)
12h – Finalização
8h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA
9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)
10h – Intervalo
10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).
11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos
12h – Finalização
8h – Às principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento
9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.
10h – Intervalo
10h15 – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino
11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.
12h – Finalização
Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais
8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano.
10h – Intervalo
10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.
11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)
12h – Finalizando
08h – Início e contrato pedagógico do curso
08h30 – Contextualizando Análise do Comportamento (principais conceitos: o que é comportamento, tipos de comportamento, reforço, punição, extinção de comportamento)
10h – intervalo
10h15 – ABA (as práticas baseadas em evidências) e transtornos do neurodesenvolvimento (explicação dos principais transtornos)
11h – Atividade prática (estudo de caso sobre transtornos do neurodesenvolvimento)
12h – Finalização
8h – Análise Funcional – principal ferramenta no ABA
9h – Compreendendo os comportamentos: tríplice contingente (antecedente, comportamento e consequência)
10h – Intervalo
10h15 – Operações motivadoras (os reforçadores e as avaliações de preferência).
11h – Atividade prática – realizando as avaliações de preferência para os atendimentos
12h – Finalização
8h – Às principais dificuldades nos transtornos do Neurodesenvolvimento
9h – Ensinando habilidades básicas e registrando: Atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e habilidades pré acadêmicas.
10h – Intervalo
10h15 – Ensinando habilidades básicas e como registrar (gráficos, tabelas e metas) e programas de ensino
11h – Praticando as habilidades básicas e aprendendo a registrar.
12h – Finalização
Transtornos do neurodesenvolvimento e as habilidades sociais
8h30 – Contextualizando as habilidades sociais (diferença de habilidades sociais e competência social), classes de habilidades sociais e importância das habilidades sociais no desenvolvimento humano.
10h – Intervalo
10h15 – Atividades a serem desenvolvidas nas habilidades sociais e formas de avaliar.
11h – Desenvolvendo atividades nas classes de habilidades sociais (atividades práticas)
12h – Finalizando
© Unifeob 2025. Todos os direitos reservados.
Av. Doutor Otávio da Silva Bastos, 2439
Jd. Nova São João | São João da Boa Vista/SP